![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEijNi8GR3FE5sdd96dUpfEpG1PT2YQwV9Aem4RGizOB_uVHobaPP6qJwhjfjS1FvS7p7mfHgRLJoO5CqrLb5VIHdWMYtz-NIQtb5f3RX7OPOn44YRPjBbAcsmUuKpI-HJfVRR5G56Qi_vtE/s320/ferias2.jpg)
A culpa será de quem?
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiulxTkwxkQiQNtm2ibSlDOyA3cFrH8PdaRkYehU-Txd9Amx8AVRoA-TNBJmxZnVxMhPbizmzvKGkMbzoI1pkbQOzq4qefoGb5BUa3fqZ4I293xlbK2PnHi-Wcy72namWLIaRS9MdPfNKLk/s320/beijo.gif)
( clica no coraçãozinho e verás o presentinho que tenho para ti.)
Se achas que aqui não consegues visualizar bem o trabalho do teu colega,tenta esta página http://6b0708.googlepages.com/home (que como muito bem sabes também é dedicada à tua turma).
O Silvano voltou a brindar-nos com outra apresentação.
Desta vez ,toda a turma esteve de acordo:o colega foi brilhante!Esteve muito à vontade,deu informações sobre a autora,descreveu com clareza o espaço em que a acção decorre e que muitos de nós conhecemos:a Ilha de Porto Santo.
Esta é a história de uma menina que passava grandes temporadas,com a sua avó, na ilha.Tantas que "quase nascera no Luamar"(um hotel daquela ilha de belas praias de areia amarela).
Aquela era uma terra "abençoada",um paraíso,como dizia a sua avó,uma ilha bonita de águas mornas ,transparentes e mansas."Era a terra das uvas doiradas,dos figos de mel,das grandes fatias de melancia a saciar a sede".
Certo dia ,a nossa heroína, encontrou,num dos seus passeios,uma estrela do mar que a deixou espantada pois no centro das suas cinco pontas,parecia habitar um coraçãozinho.
Intrigada,perguntava a si mesma se aquela não seria uma estrela caída do céu.
À noite ,batida pelo cansaço, a menina quase adormecida ouve um sussurro.
A Estrela ganhara vida e apresentou-se à menina.Disse ser a estrela Polar que descera á terra para procurar um lugar especial para trazer mais estrelinhas para terrra.Seriam as filhas da Deusa Cruzeiro do Sul que estava prestes a darà luz.
E assim aconteceu,muitos pontinhos de luz vieram deitar-se no areal e levaram consigo a estrela do mar que Maria apanhara.
Depois desta belo sonho,Maria acordou e procurou ansiosa pela estrela,mas nem rasto dela.Para trás deixara apenas um belo cheiro a malvas.
Esta é uma história simples,curta,mas com muita magia.
Segundo o Silvano,esta foi uma leitura muito agradável que lhe deu muito prazer .
Para quem quer conhecer "visualmente "a escritora aqui está uma fotografia sua.
Era um país que se desmontava todo,feito de propósito para caber nas histórias e para ter espaços em branco para colorir.
É assim que começa um dos contos que fazem parte do livro escrito por João Miguel Figueiredo Silva e que foi lido pela Cláudia.
A primeira história fala-nos de um reino muito diferente em que tudo andava ao contrário e apenas o Rei(porque era rei) era capaz de se lembrar onde ficava a sua casa,o seu carro e as suas roupas.Era de tal forma estranho este país, que as pessoas, porque "andavam ao contrário", não se importavam de acordar nas casas que não eram as suas,usar objectos que não eram os seus.
Mas certo dia este rei que não se afligia com nada ,abriu a janela e viu que o céu estava diferente.Tinha ficado vermelho e isso não lhe pareceu bem porque existia um conjunto de coisas que ele não gostava de ver diferentes:o céu,o mar azulado...
A partir desse momento o Rei começou a andar incomodado com tantas mudanças e decidiu partir montado num carro de bombeiros e percorrer o seu reino.
E o que viu foram coisas fantásticas...
Aqui está o registo da apresentação desta história (e dos outros contos)feita pela Cláudia.
Informação Bibliográfica
E divirtam-se, claro está, que esta vida não pode ser só trabalho ! :-D
Prometo que nestas férias todos os trabalhos que fizeram vão ,finalmente,aparecer por aqui.Palavra de professora!